CURSO DE COMPLIANCE ANTICORRUPÇÃO + CERTIFICAÇÃO CPC-A

INSCREVA-SE NO CURSO QUE MAIS FORMOU PROFISSIONAIS DE COMPLIANCE NO BRASIL!


Aprenda a implementar e aperfeiçoar um programa de compliance por meio de uma abordagem prática e com professores atuantes no mercado, conforme a metodologia exclusiva desenvolvida pela LEC, estruturada em 10 pilares e fundamentada no US Federal Sentencing Guidelines e na Lei Anticorrupção (12.846/13).


Ao término do curso você terá o preparo necessário para atuar na área de compliance em empresas ou prestar serviços externos de consultoria em compliance.


Você também terá acesso a todo conhecimento necessário para obter uma Certificação Profissional de Compliance Anticorrupção, CPC-A, que é idealizada pela LEC e operada em parceria com a FGV-Projetos.

PARA QUEM SE DESTINA?

Não há uma graduação específica que forme profissionais de compliance. Por isso, como curso livre, ele é aberto a a profissionais de todas as formações, como advogados, economistas, auditores, profissionais de recursos humanos, comunicação, controles internos ou quaisquer outras áreas.


O curso é voltado para todos os profissionais que atuam ou pretendem migrar de carreira para atuar neste promissor mercado de compliance.

QUERO FAZER PARTE

POR QUE SE INSCREVER?

SALA VIRTUAL AO VIVO

Assista às aulas como se estivesse na sala de aula da LEC sem sair da sua casa. Interaja com os professores e com seus colegas de turma em tempo real por meio de um ambiente online exclusivo.

MATERIAL DIDÁTICO INCLUSO

Faça download da apostila especialmente desenvolvida para este curso, além de outros conteúdos extras para consulta no portal do aluno.

VÍDEOAULAS ON DEMANDA

Tenha acesso a conteúdos em vídeo para assistir quando e onde quiser. Complemente seus estudos e esteja pronto para vencer o desafio de implementação de um programa de compliance.

GRUPO NO WHATSAPP

Participe de um grupo de discussão exclusivo com professores e colegas de turma que incentiva debates e muito networking.

CERTIFICAÇÃO CPC-A

Prepare-se para se tornar um profissional certificado pela LEC e pela FGV-Projetos, sem qualquer custo adicional. Saia na frente e aproveite melhores oportunidades de carreira.


TURMAS LIMITADAS

Este curso tem um limite de apenas 60 alunos por turma, exatamente como acontece na versão presencial, em São Paulo.

GARANTIR MINHA VAGA

ONLINE E AO VIVO

A experiência: uma sala de aula virtual com aulas ao vivo, para proporcionar uma vivência muito similar à versão presencial deste curso, com apenas 60 alunos por turma.


O curso possui carga horária de 49 horas:


👉🏻 25 horas ao vivo (online em tempo real)

👉🏻 24 horas de videoaulas, que você pode assistir on demand, no horário que preferir

As transmissões das aulas acontecem duas vezes por semana das 19h às 21h45, e possuem intervalo de 15 minutos. Caso você não consiga assistir ou precise rever algum conteúdo, todas as transmissões serão gravadas e ficarão disponíveis na área de alunos.


Não perca mais tempo! Faça sua inscrição agora mesmo e comece a estudar os conteúdos online antes da primeira aula.

PROGRAMA DAS AULAS

AULA 1


  • COMPLIANCE OVERVIEW

Neste módulo serão discutidos os grandes fatos políticos, sociais e econômicos que deram origem às leis anticorrupção em vigência no Brasil e no mundo, bem como as grandes fraudes e casos de corrupção. Estes conceitos são fundamentais para compreender a razão pela qual as empresas investem hoje em programas de integridade não apenas para se adequarem a lei, mas para terem um diferencial competitivo.  


  • LEGISLAÇÕES ANTICORRUPÇÃO - I

Neste módulo as principais leis anticorrupção serão detalhadas, bem como aspectos importantes sobre os procedimentos de investigação decorrentes destas legislações. Serão trazidos também aspectos relevantes de como se dá a interpretação dos programas de Compliance por diferentes agências reguladoras.


  • LEGISLAÇÕES ANTICORRUPÇÃO - I

Neste módulo continuarão a ser discutidos os principais aspectos das legislações internacionais e casos concretos que demonstram de forma objetiva o entendimento do legislador sobre pontos relevantes das leis e como as empresas devem se preparar para ter um programa de Compliance robusto. 


AULA 2


  • SUPORTE DE ALTA ADMINISTRAÇÃO 

Um programa efetivo de Compliance passa necessariamente pelo suporte incondicional da alta gestão das companhias, uma vez que a efetividade do programa depende de recursos financeiros e intangíveis corretamente alocados, compromisso do management e, sobretudo, independência e autoridade. Neste módulo serão tratados aspectos importantes sobre o equilíbrio entre o exercício da função de Compliance e a operação da companhia, bem como convencer e provar o efetivo suporte do sênior management das empresas.  


  • GESTÃO DO DEPARTAMENTO DE COMPLIANCE

Neste módulo serão tratados os principais desafios para a gestão do programa de Compliance, como perfil dos profissionais de Compliance, competência funcional, interação com outras áreas da empresa, headcounts, utilização de terceiros provedores de serviços e budget


AULA 3


  • RISK ASSESSMENT

A avaliação de risco de um programa de Compliance deve ser baseada em uma avaliação completa dos riscos inerentes às práticas de violações de políticas, controles, fraudes e corrupção. Por definição, a avaliação deve ser conduzida regularmente em todos os aspectos comerciais e operacionais das empresas, levando em consideração o ecossistema em que atua, o tamanho da empresa, o grau de comprometimento de parceiros, terceiros e fornecedores, bem como outras circunstâncias relevantes. A avaliação de riscos deve medir a probabilidade e gravidade de possíveis violações e deve identificar ações de mitigação, um timeline efetivo e uma área/colaborador responsável. 


AULA 4


  • POLÍTICAS E CONTROLES INTERNOS

Neste painel serão discutidas as melhores práticas para a elaboração de um código de conduta e políticas de Compliance de acordo com a realidade das empresas. Da mesma forma, com base nestas políticas serão trazidos exemplos práticos de controles internos que podem ser desenvolvidos para um cumprimento efetivo das regras internas pelos colaboradores.


AULA 5


  • COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO

A comunicação e os treinamentos dão visibilidade ao programa de Compliance e permitem que o profissional de Compliance tenha contato direto com os demais setores da empresa interagindo com os colaboradores. Comunicar adequadamente é uma habilidade a ser desenvolvida pelo profissional da área. Os principais treinamentos a serem desenvolvidos pela área de Compliance são os seguintes: Anticorrupção, Código de Conduta e Políticas Internas e Negociações com o Governo.  


  • CRIMINAL COMPLIANCE

Entender a necessidade das companhias e a sua demanda relacionada ao direito criminal empresarial é fundamental para o profissional de Compliance. As recentes operações da polícia federal trazem à tona a necessidade de a companhia ter um interlocutor com conhecimento do negócio e responsabilidade para interagir em situações de crise. O modulo de criminal Compliance trará aspectos específicos sobre Busca e Apreensão e medidas preventivas relacionadas à área de Compliance.


AULA 6


  • COMPLIANCE TRABALHISTA

A estruturação de um programa de Compliance Trabalhista requer o engajamento e vontade dos dirigentes da empresa para proporcionar uma organização completamente conforme com a legislação nacional e eventualmente internacional, dependendo da operação desta empresa, mas, acima de tudo, é uma ferramenta que garante que os fluxos dos funcionários e da gestão interna dos Recursos Humanos e Societários sejam de tal forma que blindem a empresa em eventuais passivos trabalhista futuros.


  • COMPLIANCE DIGITAL

A evolução tecnológica alterou definitivamente os padrões culturais da sociedade contemporânea. Vivemos hoje a era da cibercultura, fortemente marcada pelas tecnologias digitais. O ordenamento jurídico vem se adaptando para recepcionar essa nova realidade, com iniciativas como o Marco Civil da Internet, a Lei Carolina Dieckmann e o Anteprojeto de Lei de Proteção a Dados Pessoais. Conhecer as novas regras é fundamental para garantir a legalidade de procedimentos de investigação e implementação de controles internos. 


AULA 7


  • AUDITORIA E MONITORAMENTO 

O monitoramento constante e a auditoria dão suporte ao programa de Compliance de forma a medir a capacidade de certos controles e processos e propiciar mudanças positivas. A auditoria é o gatilho utilizado pelo departamento de Compliance para efetuar a verificação procedimentalizada de fatos que podem gerar contingências às empresas.


AULA 8


  • INVESTIGAÇÃO E REPORTE

Aprender a desenvolver um bom plano de investigação, utilizar as ferramentas corretas deve certamente fazer parte da função do Compliance officer. Da mesma forma, o reporte adequado às autoridades quando necessário deve ser fundamentado nas legislações existentes, sempre de forma estruturada e levando em consideração as melhores práticas de mercado e os riscos legais existentes.


AULA 9


  • DUE DILIGENCE

Diversos casos recentes de FCPA – bem como o próprio Guidance de FCPA publicado pela SEC e DOJ – destacam a importância da realização da Due Diligence anticorrupção em operações de M&A. Mas não é só: existem diversos procedimentos de Due Diligence que podem e devem ser utilizados pelas empresas para reduzir os riscos de corrupção e propiciar um conhecimento sobre o status dos fornecedores e terceiros. 


  • COMPLIANCE EM LICITAÇÕES PÚBLICAS 

A partir da edição da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), as empresas privadas passaram a ter um forte incentivo para a adoção de programas de integridade, voltados para a prevenção, detecção e remediação de práticas lesivas contra a administração pública. Neste módulo serão tratadas as boas práticas requeridas às empresas que fazem negócios com o poder público.


AULA 10


  • CASOS PRÁTICOS

A forma mais efetiva de estudo em Compliance é aprender com os grandes casos já investigados pelas autoridades, especialmente a SEC (Stock Exchange Commision) e o DOJ (Department of Justice). Neste módulo serão trazidos casos que influenciaram de forma substantiva indústrias e a forma de fazer negócio de muitas empresas. 

CONHEÇA OS ESPECIALISTAS QUE TE ACOMPANHARÃO DURANTE O CURSO

Coordenador

DANIEL SIBILLE

Diretor de Compliance LATAM da Oracle

Professores

ANDRÉ CASTRO

Advogado e Professor




BRUNO BANDAROVSKY

Executivo de Compliance, Investigações, Governança e Riscos

CAMILLA JIMENE

Sócia do escritório Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados


CARLOS AYRES

Sócio-fundador do escritório Maeda, Ayres e Sarubbi Advogados

CLAUDIO SCATENA

Diretor de Riscos, Controles Internos, Compliance e Proteção de Dados

CLEBER IZZO

Head de Recursos Humanos




DENISE IWAKURA

Field Compliance Officer, Brazil


ELOY RIZZO

Head da área de Compliance & Investigações do Demarest Advogados

EMERSON SIÉCOLA

Líder de Projetos e Sênior Compliance Manager na T4 Compliance

FÁBIO SOUZA

Sócio de Risk Advisory Services na RSM Brasil



FILIPE MAGIARELLI

Sócio no KLA Advogados




LETICIA SUGAI

Sócia das empresas Veritaz Gestão de Riscos e Compliance e Gordion Consultoria, presidente do Instituto Paranaense de

Compliance (IPACOM)

MÁRCIA MUNIZ

Diretora Jurídica, Compliance and DPO Latam and Canada

MASSAMITSU IKO

Latin America Global Ethics, Investigations and Security Sênior Manager

MATHEUS CUNHA

CEO & Sócio da T4 Compliance


RODRIGO KRAMPER

Head - Advanced Data & Analytics Solutions

RODRIGO PIRONTI

Sócio fundador do escritório Pironti Advogados

ROGÉRIA GIEREMEK

Chief Compliance Officer


A CERTIFICAÇÃO CPC-A

A Certificação Profissional de Compliance Anticorrupção, popularmente chamada de CPC-A, reconhece as competências de um profissional para implementar e gerir um programa de compliance em anticorrupção em conformidade com a Lei Anticorrupção (12.846/13).


Para obter esta certificação idealizada pela LEC e operada em parceria com a FGV-Projetos, o profissional precisa de ensino superior completo, em qualquer área de estudo, e aprovação em exame a ser realizado em um dos mais de 180 Centros de Teste espalhados por todo o Brasil.


INSCREVA-SE NA PRÓXIMA TURMA

Aulas online ao vivo + 1 ano de acesso para assistir os conteúdos on demand, tirar suas dúvidas e tornar-se um profissional certificado em compliance.


Início: 09 de Novembro de 2021.

INVESTIMENTO:

12x sem juros de

R$ 330,83

Total: R$ 3.970,00

TENHA 15 DIAS DE GARANTIA INCONDICIONAL

Se por algum motivo, você decidir não seguir adiante com o Curso de Compliance Anticorrupção, nós oferecemos o reembolso de 100% do valor investido.

QUERO ME INSCREVER

O QUE NOSSOS ALUNOS DIZEM SOBRE O CURSO

COMECE AGORA SUA INSCRIÇÃO